quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ela já entendeu tudo


Faz alguns dias, estávamos nos balançando na rede e conversando sobre as coisas da vida quando, muito seriamente, Natália revelou-me o seu grande sonho: morar na Livraria Cultura. Achei aquele um sonho deveras grandioso para uma menininha de oito anos, mas, antes que eu pudesse fazer qualquer comentário a respeito, ela completou, com um pedido: me conta uma história, como nos velhos tempos? Achei graça. E comecei a inventar uma história, em nome dos velhos tempos da vida de uma senhora de oito anos de idade. Natália é saída de um conto-de-fadas. É dona de um sorriso brilhante e de imensos olhos verdes com fome de mundo, mas tem estrabismo e usa óculos, porque nada nela é comum. Sempre que vai à Livraria (o passeio que ela mais gosta de fazer), só fica satisfeita quando permanece por tempo suficiente para ler pelo menos um livro. Não se importa de sair da loja sem levar nada, desde que tenha lido alguma coisa, viajado para algum lugar, conhecido um novo mundo. É incrível, mas aos 8 anos, ela já entendeu tudo. Por isso, deixo como herança para Natália os meus livros, que são o maior de todos os meus tesouros. Deixo também todos os mundos que estão contidos em cada página, o colorido das linhas, a alegria das letras e um coração rechonchudo de bem-querer. Agora, que ela acaba de chegar aos 8, acho que já pode guardar esta relíquia. Ficam também os sonhos mais bonitos, as manhãs mais inteiras e as nuvens mais doces. Toda sorte de encantos e surrealismos, por fim. Coisas que, certamente, ela será capaz de compreender, menina que é.

2 comentários:

  1. Se essa herança por todos fosse deixada, teriamos um entendimento totalmente diferente das coisas. Uma outra visão, essa Natalia é uma pessoa muito sortuda e mais ainda e a inventora da Natalia que com delicadeza e riqueza, nos passa um recado muito lindo !!!
    Lindo Duda, ameiii !!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, Dudinha. Se Natália sair a ti, com certeza será uma mocinha muito a frente do seu tempo. E que ela continue tendo nos livros sua maior paixão!

    ResponderExcluir